A quantidade de Mega-Pixels não é o fator mais importante na hora de escolher qual câmera comprar. A partir de 5MP uma câmera digital já produz excelentes fotos com qualidade de impressão em razoável ampliação 10x15cm. Se você não vai produzir uma foto em tamanho grande, por exemplo, 50x75cm, não precisa mais que isso, ou melhor, estude a sua câmera por outros pontos de vista antes de comprá-la. Mais mega-pixels não significa ser uma câmera melhor de forma alguma. Muitas câmeras distorcem as fotos, produzem borrões roxos nas pontas dos objetos e tons de cores estranhos sem brilho ou saturação incorreta.
Como escolher a melhor câmera?
1) Você deve saber o que procura. Se você conhece fotografia e quer ter controles manuais opte por uma SLR (Semi profissional ou profissional) ou as compactas que podemos regular a abertura do diafragma e o tempo de exposição. Se você nem sabe o que é isso vá para as automáticas.
2) As câmeras automáticas praticamente tiram a foto pra você, basta apontar e clicar. O que as diferencia é o tamanho, zoom ótico (zoom digital é uma farsa), rapidez de inicialização a tonalidade das cores e brilho. Veja se o corpo dela é de metal e não de plástico. Tire uma foto para experimentar antes de comprar. Veja se a câmera faz vídeo em alta resolução, acima de 640×480 que é o padrão atual. A novidade no mercado é a detecção de face para o foco automático e estabilizador de imagem.
O mito dos mega-pixels é a idéia de que uma câmera de 12 mega pixels é melhor que uma de 6. É uma afirmação completamente errada e sai do contexto, pois a primeira coisa que você deve saber antes de comprar uma câmera é pra que você vai usá-la. Analisar as outras qualidades é algo muito mais racional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário